sexta-feira, 20 de março de 2009

Deserto do Atacama, um lugar muito perto das nuvens

O deserto do Atacama é um dos mais conhecidos desertos do mundo, e propicia aos estudiosos uma das melhores visualizações astronômicas do mundo. Isso se deve por ser o deserto mais alto e árido do mundo, pois chove muito pouco devido as correntes marítimas que vem do Oceano Pacífico, que não conseguem ultrapassar, devido a sua altitude. Está localizado no norte do Chile, na vila de São Pedro do Atacama considerada um oásis no meio do deserto.

A vida na vila não é tão pacata quanto parece, os bares e restaurantes que possuem na região ficam sempre movimentados e atendem vários turistas em busca de experiências únicas que o deserto proporciona.

Marcado pela Cordilheira dos Andes, vulcões, salares e lagoas que deixam um céu limpo, e que tornam a fauna e a flora da região única. Durante milhões de anos pescaram ao longo dos vales fluviais. E foram responsáveis pelas agrupações de pedras em formatos de animais. Os pontos turísticos são variados que a própria natureza deixou como: a Lagoa Verde considerada uma lagoa altiplântica na qual ocorre um fenômeno de mudança de cor, importantes vulcões como o Lascar, Licancanbur, Miniques, Miscanti, ainda conta também com o Vale da Lua (depressão no meio da cordilheira) e o Vila da Morte (terreno arenoso e montanhoso, e impressionantes esculturas naturais).

Passando pela vila de São Pedro não deixe de visitar a mais antiga igreja de São Pedro que utiliza madeira de cacto, cálamo, argila e grandes correias de couro em vez de pregos. E conheça também o Museu Arqueológico Gustavo Le Paige de Walque, um dos mais interessantes museus da América do Sul. No museu a uma grande variedade relíquias indígenas, e muitas múmias conservadas conservadas há mil anos.

A altitude da região atrai grande número de turistas pra a prática de esportes como trekking, montanhismo, montaria, off-road e mountain bike.

Deserto do Atacama um lugar impressionante, em que os dias são quentes e as noites frias, e pouco conhecido pelo homem dentro de tantos esconderijos pouco explorados.

Nenhum comentário: