sexta-feira, 2 de maio de 2008

Calafate: Terra dos Parques Glaciares

Calafate é uma pequena aldeia da Patagônia, á beira do Lago Argentino. O nome é originário de um pequeno arbusto de flores amarelas, o calafate. Segundo o jornal Folha de São Paulo ao chegarmos a Calafate temos a impressão de que estamos em Campos do Jordão.

Uma das atrações turísticas é passear de barco em direção ao Parque Nacional Los Glaciares, considerado como único no mundo, em 1981 se tornou Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

O parque possui 47 glaciares em uma superfície de 60.000 hectares e apresentam grandes variações climáticas e paisagísticas. Nos glaciares habitam muitas espécies de aves e mamíferos e a flora é marcada por estepes que seguem toda a Cordilheira dos Andes.

As opções de lazer no parque são várias como: o Safári Náutico que consiste em um passeio de barco pelo Lago Rico, o Big Ice é uma travessia realizada por uma trilha, o Glaciares Pingentes, dentre outras.

Outro parque de grande destaque é o Glaciar Perito Moreno, o caminho até o parque é por estrada asfaltada, marcado por uma beleza indecifrável, e uma flora rica em estepes e pradarias.

A preservação do lugar é intensa sendo exigido dos visitantes regras de sinalização no intuito de manter a preservação do local. O parque é propício a prática de esportes como o Minitreking: caminha em torno do glaciar que dura uma hora.

A região é recheada de parques glaciares que além desses dois citados possuem outros que só podem ser visitados por barcos como o Upsala, Spegazzini e Oneli.

Calafate está rodeado por uma ampla rede de hotéis luxuosos, com uma gastronomia típica dos Andes e uma saborosa comida internacional.

Não há outro lugar melhor como Calafate, para usufruir de uma completa rede de hotéis e aquecer as noites frias na lareira, saboreando um bom vinho, depois de um rico passeio nos parques glaciares.

Nenhum comentário: