quinta-feira, 3 de abril de 2008

Sinta os ventos da Patagônia

Localizado ao sul da Cordilheira dos Andes, a Patagônia fica entre a cidade de Puerto Montt, no Chile, o Rio Colorado, em Bariloche, e a Península Valdéz, também na Argentina. O nome tem origem na tribo que descobriu o local, Patagão, que significa Pé Grande. Aqui é o lugar ideal para se ouvir o silêncio, sentir o vento bater no corpo e a renovar a alma com a exuberância desse paraíso.
A Patagônia é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros no inverno. Região de ventos fortes, a Patagônia apresenta uma das mais belas paisagens da América do Sul. São muitos rios, lagoas, cachoeiras e bosques. As montanhas parecem agulhas negras, com os picos cobertos de neves, vegetação desértica e rasteira. Próximo aos oceanos há muitas rendas de fiordes. Daqui saem as maiores excursões para a Antártica.
O maior navegador espanhol, Fernão de Magalhães, em suas viagens coloniais avistou um estreito que separa o oceano Atlântico do Oceano Pacifico e o chamou de “estreito de Todos os Santos”. As terras ao norte do receberam o nome de Patagônia e ao sul, “Terra do Fogo”, pois os índios que ali viviam mantinham fogueiras acesas durante o dia e a noite, na tentativa de se livrar um pouco do frio. A região é chamada de “fim do mundo”, por causa do isolamento, mas não deixa de ser um local ideal para apreciar o horizonte e as estrelas.
Na costa da Patagônia, é possível observa os pingüins de Magalhães, em homenagem ao desbravador. Mas, esporadicamente acontecem ataques de orças aos filhotes de leões marinhos. A região também é o local da procriação dos elefantes-marinhos e da baleia franca. Nas planícies encontramos avestruzes, rapozas e o guanaco, parente dos lhamas. Na região montanhosa, habitam os cervos e o seu predador, o puma. A vegetação de cipreste e arbusto predomina no território. Ao observar o horizonte ou olhar para o céu, você poderá ver também o vôo do condor. O turismo de aventura também marca presença na Patagônia. Quem gosta de esportes radicais podem usufruir do trekking no gelo, rafting, canoagem, escalada, ciclismo e esqui na neve. Quem pretende descansar, tranqüilize-se: os hotéis de alto luxo oferecem todo o conforto que você procura. Aproveite as férias de julho e venha conhecer esse paraíso gelado.

Nenhum comentário: